O “Relâmpago Oriental” (também conhecido como A Congregação, Igreja do Deus Todo-Poderoso, Seita dos Sete Espíritos, Igreja do Senhor do Novo Poder, Seita da Luz Verdadeira ou Seita do Caminho Verdadeiro) é uma referência a um grupo na China que é uma seita. Ele é oficialmente conhecido como a Igreja do Deus Todo-Poderoso. O grupo foi fundado em 1989. A partir de 2001, a seita tinha cerca de 300.000 adeptos.

Características do “Relâmpago Oriental”

O método de conversão geralmente é bastante brutal nas sessões de lavagem cerebral. Eles procuram se infiltrar nos cultos cristãos com uma mentalidade de “buscadores”, mas depois introduzem doutrinas subversivas para atacar os cristãos. Curiosamente, houve vários ataques do governo chinês contra esse grupo. Eles têm uma forte postura apocalíptica e anti-chinesa do governo. Eles atraem muitos grupos de camponeses insatisfeitos com a China. Sua natureza destrutiva resultou em um pastor se recusando a permitir que estranhos adorassem em sua igreja. Curiosamente, a igreja treina seus membros sobre como converter as pessoas através da construção de confiança, emprestando dinheiro e lentamente revelando a sua doutrina.

Ensinamentos Falsos do “Relâmpago Oriental”

A experiência religiosa pessoal substitui a autoridade da Bíblia em questões de ensino e prática. Esta é a espinha dorsal do início dos ensinamentos do grupo. Ao ler vários dos escritos divulgados, é extremamente claro que eles enfatizam a experiência religiosa pessoal acima dos ensinamentos objetivos das Escrituras. Embora Deus certamente use a experiência religiosa pessoal, essas experiências não podem contradizer a Palavra de Deus escrita. Este é um truque comum em várias seitas.

A Bíblia ficou desatualizada com um novo “terceiro testamento” revelado pela mulher Jesus. Essa é uma prática extremamente comum em várias seitas: veja o Mormonismo apenas para um exemplo. (Veja os artigos A Igreja Mórmon é a Igreja Restaurada? e O Livro de Mórmon Passa no Teste?)

Como você sabe que essa nova revelação é de Deus? E se alguém tiver uma experiência religiosa contraditória que diga que os ensinamentos do grupo não são de Deus?

A “mulher Jesus” é Deus encarnado. Os cristãos que se juntam a esta mulher Jesus subirão com ela para o céu no Apocalipse vindouro. Essa mulher Jesus escreveu novos hinos que caberiam em cerca de 10 CDs.

A Segunda vinda de Jesus será secreta.

O Grande Dragão Vermelho de Apocalipse 13 é a China.

Jesus já voltou como uma mulher normal de 30 anos e está escondido.

Um forte apelo à experiência religiosa pessoal, a ponto de comprometer a Bíblia como autoridade final em questões de doutrina e prática.

Uma Resposta Bíblica a Alguns Ensinamentos

“Se, então, alguém lhes disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo! ’ ou: ‘Ali está ele! ’, não acreditem. Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. Vejam que eu os avisei antecipadamente. "Assim, se alguém lhes disser: ‘Ele está lá, no deserto! ’, não saiam; ou: ‘Ali está ele, dentro da casa! ’, não acreditem. Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem.” (Mateus 24:23-27)

Jesus resumiu muito bem o tipo de doutrina que o grupo Relâmpago Oriental ensina. Primeiro, Ele ensinou explicitamente que surgiriam falsos cristos. Esta mulher secretamente vinda, Jesus, que está escondido, certamente é um falso Cristo. Ela nem veio como o gênero certo para ser Jesus!

Segundo, Jesus ensinou claramente que Sua segunda vinda seria como o Filho do Homem, de maneira aberta e não secreta. A instrução de Jesus a respeito daqueles que ensinariam que Cristo viria em segredo é: “Não acredite neles”. Qual poderia ser uma resposta mais adequada ao movimento?

Jesus é para sempre um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Como tal, Ele é um homem para sempre ( Hebreus 6:20; 7:25). Portanto, é impossível para Ele ser uma mulher.

A Bíblia ensina que quando Jesus voltar, Ele não fará isso secretamente, mas abertamente como o Filho do Homem (Mateus 24:23-27).

Artigos Relacionados

Existem apóstolos nos dias de hoje? Existem apóstolos nos dias de hoje?
Nas últimas décadas, especialmente dentro de algumas alas do movimento Pentecostal/Neopentecostal,...
Karl Barth sobre o Batismo Karl Barth sobre o Batismo
A palavra grega ‘baptizein’ e o termo alemão ‘taufen’ (de ‘Tiefe’), originalmente e com propriedade...
As Sete Igrejas do Apocalipse e a História do Povo de Israel As Sete Igrejas do Apocalipse e a História do Povo de Israel
Ao contrário da visão popular entre alguns cristãos de que as 7 igrejas de Apocalipse 2 e 3  (Éfeso...
Mito: A Igreja Medieval Proibia a Dissecação Humana? Mito: A Igreja Medieval Proibia a Dissecação Humana?
"A maioria das autoridades na igreja medieval não somente toleravam, mas encorajavam a abertura e...

O Antigo e o Novo Testamentos são a Palavra de Deus autorizada. Não precisa haver um terceiro testamento. A Palavra de Deus, a Bíblia, não passará (1 Pedro 1:25).

Embora seja teoricamente possível que possa haver outros livros além dos listados no Novo Testamento, esses livros não podem contradizer o que está escrito nas Escrituras. Como muitas das doutrinas dessa seita contradizem as Escrituras, esse suposto terceiro testamento, que endossa os ensinamentos do grupo, não é de Deus.

Embora o ensino de que o Grande Dragão Vermelho é a China certamente não torne o movimento Relâmpago Oriental uma seita, ele levanta questões sobre como eles estão interpretando a Bíblia. É altamente duvidoso, dado o contexto do livro do Apocalipse, que o Grande Dragão Vermelho seja realmente a China, pois o Apocalipse estava lidando principalmente com os eventos do primeiro século. Certamente é verdade que o governo chinês cometeu muitas atrocidades, mas isso não significa que elas sejam o Grande Dragão Vermelho. Inúmeros cultos apocalípticos fizeram previsões semelhantes em relação às declarações em Apocalipse e tentaram aplicá-las aos eventos modernos.

Os cristãos não “adoram” a Bíblia. Enquanto alguns cristãos podem elevar a Bíblia em um sentido idólatra, a Bíblia nos ensina a adorar a Deus somente. Certamente devemos estar abertos à atual obra do Espírito no mundo de hoje, mas essa obra não pode contradizer a imutável Palavra de Deus. O trabalho do Espírito Santo era lembrar aos discípulos e apóstolos o que Jesus lhes ensinou, não contradizer o que Ele ensinou anteriormente.

Desacordo entre Interpretações

Certamente existem várias divergências cristãs sobre várias passagens da Bíblia, mas isso não significa que não possamos saber nada sobre a Bíblia e que devemos confiar em uma experiência religiosa subjetiva de algumas pessoas no continente chinês. É permitido aos cristãos discordar em várias questões (ver Romanos 14). No essencial, deve haver unidade, no não essencial, pode haver diversidade, mas em todas as coisas, deve haver caridade.

Citações dos escritos religiosos do grupo:

“O Antigo Testamento é o registro real da obra de Deus na Era da Lei. Portanto, o Antigo Testamento é um livro de história. O Novo Testamento é um produto da obra da Era da Graça. Quando o novo trabalho começou, eles se tornaram livros ultrapassados.”

“Nas reuniões, eles começaram a apreciar apenas as palavras do Deus Todo-Poderoso, porque essas palavras (ou seja, todas as palavras da Palavra Manifesta em Carne) são o trabalho atual de Deus e as palavras de Deus da nova era, que podem atender às necessidades atuais das pessoas. Quando a nova obra e palavra de Deus apareceu, a Bíblia naturalmente se tornou antiga e várias declarações e teorias da Era da Graça foram naturalmente esquecidas. ”

“Mas hoje os passos de Deus foram ‘controlados’ pela Bíblia. A divulgação do trabalho mais novo encontra extrema dificuldade e encontra obstáculos a cada passo. Tudo isso é causado pelos famosos versos e palavras e pelas muitas profecias da Bíblia.” Seria porque Jesus realmente nos alertou sobre falsos cristos e os cristãos estão discernindo sobre esses falsos novos ensinamentos?

 

Nota do Tradutor

A tradução desse artigo é oportuna, uma vez que tal movimento tem ganhado adeptos também no Brasil. Membros do grupo enviam convites de amizade a cristãos evangélicos nas redes sociais, utilizando então a Bíblia para “fisgar” os desprevenidos com seu novo livro sagrado, “Palavra Manifesta em Carne”.

Há relatos de familiares de membros da seita de que o grupo faz com que seus novos membros até mesmo abandonem suas famílias. A “igreja” acredita que Jesus reencarnou em uma mulher chinesa (veja: A Bíblia Ensina a Reencarnação?). Outros falsos ensinamentos do grupo são os seguintes:

a) A Lei era uma revelação apenas para o Antigo Testamento, que perdeu sua validade na “Era da Graça”. Sobre esse assunto, veja Mateus 5:17-18 Ensina que Jesus Aboliu a Lei?

b) Uma vez que Jesus já teria “voltado”, o grupo não realiza as ordenanças do batismo e da Ceia do Senhor. Sobre esses assuntos, veja os estudos sobre o batismo e a ceia.

Traduzido a partir de What is Eastern Lightning? <https://carm.org/what-is-eastern-lightning> 

Artigos Relacionados

Mito: A Igreja Atrapalhou o Desenvolvimento da Ciência? Mito: A Igreja Atrapalhou o Desenvolvimento da Ciência?
"Na realidade, alguns dos mais celebrados avanços da tradição científica ocidental foram feitos por...
Os Pais da Igreja e a Doutrina da Criação Os Pais da Igreja e a Doutrina da Criação
O que a igreja primitiva acreditava sobre a criação? Em seus primeiros 16 séculos, a igreja ensinou...
A Origem do Papado A Origem do Papado
O Catecismo da Igreja Católica declara: “O Pontífice Romano, em razão de seu cargo de Vigário de...
Confissões Católicas sobre o Sábado e o Domingo Confissões Católicas sobre o Sábado e o Domingo
1) James Cardinal Gibbons, The Faith of our Fathers, 88. ed., p. 89. "Mas você pode ler a Bíblia de...