A Origem do Papado

O Catecismo da Igreja Católica declara:

“O Pontífice Romano, em razão de seu cargo de Vigário de Cristo, e como pastor de toda a Igreja, tem poder pleno, supremo e universal sobre toda a Igreja, poder que ele sempre pode exercer sem impedimentos”.

(882)

Reforçando ainda mais seu poder e autoridade, o Catecismo afirma: “O Papa desfruta, por instituição divina, de poder supremo, pleno, imediato e universal no cuidado de almas” (937). O Catecismo apresenta o papado como uma instituição divinamente designada que preside a vida da Igreja e exerce seu domínio sobre o rebanho de Deus.

De onde vêm essas reivindicações maciças? Os católicos romanos traçam a origem do papa ao apóstolo Pedro. Mas a história conta um relato diferente.

Em que Rocha?

Roma não foi construída em um dia, nem o papado católico romano. Foi um longo processo que levou à criação deste ofício milenar que combina reivindicações espirituais e políticas.

O papa alega ter um ofício originalmente concedido por Jesus ao apóstolo Pedro, e que foi transmitido através de uma linha direta e ininterrupta de apóstolos sucessores. Em outras palavras, o papa afirma possuir autoridade apostólica e continuar a missão que Jesus supostamente confiou a Pedro em Mateus 16:18: “Você é Pedro, e nesta rocha edificarei minha Igreja”.

A Igreja Católica Romana vê um estágio embrionário do papado nesta passagem. Ela acredita que Jesus deu a Pedro (e por implicação, a todos os seus sucessores formais) um papel fundamental na construção de sua Igreja. As tradições e práticas subsequentes continuaram a desenvolver o papel do bispo de Roma até o ponto em que o papado finalmente emergiu.

No entanto, quando vamos mais a fundo, não encontramos nenhuma conexão orgânica entre o que Jesus diz de Pedro em Mateus 16:18 e a função do papado. O papa reivindica uma sucessão ao ministério de Pedro, mas Jesus não faz referência a essa sucessão. Também não podemos ver no texto como essa sucessão foi atribuída à cidade de Roma, nem a forma imperial que o papado assumiu.

Uma melhor interpretação de Mateus 16:18 é que a Igreja, a comunidade dos discípulos de Jesus, será construída com base na confissão de Pedro de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, não no próprio Pedro. Jesus enfatiza o fato de que “minha” Igreja será construída dessa maneira. Não é a Igreja de Pedro; é a Igreja de Jesus, fundada por Jesus como o Messias. Jesus é o fundador e construtor da Igreja, enquanto Pedro é uma testemunha, porta-voz dessa verdade divina que Deus estava revelando a ele e aos outros discípulos.

Além disso, Jesus não dá indicação de que Pedro terá sucessores que tomarão o seu lugar. Este texto pode ser visto como a base bíblica para o papado apenas se a doutrina do papado já tiver sido estabelecida à parte das Escrituras, e depois subsequentemente e retrospectivamente espremida nela. 

Filho do Império

Se o papado não é o cargo dos sucessores apostólicos de Pedro, de onde veio? Uma olhada na história mostra que é muito mais um produto do Império Romano do que do ministério de Pedro. O padrão imperial romano foi o modelo influente que moldou a instituição papal a partir do quarto século em diante. O papado é mais um filho de categorias imperiais do que bíblicas. O papado nunca teria surgido se não houvesse império formando o meio político e cultural da vida da Igreja primitiva.

O lento processo que levou à formação do papado dependeu da importância de Roma como capital do império e do poder que exercia no mundo antigo. A ideologia da Roma aeterna (Roma eterna) invadiu a Igreja e influenciou a maneira como os cristãos percebiam o papel da Igreja de Roma em relação ao papel da cidade nos assuntos do império.

Artigos Relacionados

Existem apóstolos nos dias de hoje? Existem apóstolos nos dias de hoje?
Nas últimas décadas, especialmente dentro de algumas alas do movimento Pentecostal/Neopentecostal,...
Karl Barth sobre o Batismo Karl Barth sobre o Batismo
A palavra grega ‘baptizein’ e o termo alemão ‘taufen’ (de ‘Tiefe’), originalmente e com propriedade...
Analisando 10 “Fake News” sobre o Natal Analisando 10 “Fake News” sobre o Natal
1) ANO DO NASCIMENTO? Jesus não nasceu no ano zero (até porque não existe esse ano; 1 a.C. passa...
Jesus e o Yom Kippur Jesus e o Yom Kippur
Milhões de judeus em todo o mundo celebram anualmente o "Yom Kippur" (o "Dia da Expiação"). Essa...

À medida que o Império Romano gradualmente abandonava o Ocidente, o que restava em Roma era a estrutura “imperial” da Igreja com o papa como cabeça. Então, entre os séculos IV e V, os papas aplicaram a si mesmos o título de Pontífice, o nome do sumo-sacerdote principal na Roma antiga.

Vários séculos depois, confrontado com a Reforma Protestante, que convidava a Igreja a abandonar sua auto-absorção e redescobrir o evangelho da graça de Deus, Roma fortaleceu um sistema sacramental que fazia da Igreja a mediadora da graça divina. Então, confrontado com a modernidade, que pressionou por uma revisão das prerrogativas da Igreja sobre a consciência e a sociedade das pessoas, Roma elevou o papado a um papel ainda mais acentuado através do dogma da infalibilidade papal - um movimento sem qualquer apoio bíblico.

Roma Contra os Reformadores

O papado é um filho da Igreja institucional romana, em vez de um filho das Escrituras. É por isso que os reformadores protestantes discordaram dele. Ao escrever contra o teólogo católico Johannes Eck em 1519, Martinho Lutero desenvolveu sua abordagem crítica em relação ao papado com um conjunto completo de argumentos.

Segundo o reformador alemão, a autoridade dos papas e dos conselhos deve estar subordinada à da Bíblia. O papado não foi instituído por Cristo, mas foi estabelecido pela Igreja ao longo de sua história. Portanto, não vem da “lei divina”, mas é uma instituição humana.

Lutero argumentou, ainda, que a “rocha” de Mateus 16:18 não é uma referência a Pedro, mas é sua confissão de Jesus em nome de toda a Igreja ou o próprio Cristo. Somente Cristo é o fundamento sólido da Igreja (1 Coríntios 3:11). Os papas romanos não têm nada “petrino” neles, nem há nada “papal” em Pedro. O papado não é ordenado nem previsto nas Escrituras, e, portanto, a obediência à Palavra de Deus deve ter precedência sobre a obediência a qualquer mero humano. Lutero enfatizou que, se o papa desobedece às Escrituras, o cristão fiel deve segui-las sem hesitar. Os cristãos não são obrigados a obedecer a um papa infiel.

Em 1544, escrevendo sobre a unidade da Igreja, João Calvino também refutou os argumentos católicos para o papado, afirmando que, embora as Escrituras frequentemente falem de Cristo como o chefe da Igreja, nunca falam do papa dessa maneira. A unidade da Igreja é baseada em um Deus, uma fé e um batismo (Efésios 4:4-5), sem mencionar a necessidade do papa para que a Igreja seja a Igreja. Além disso, Calvino argumentou que, ao listar os ministérios e ofícios da Igreja, Paulo fica calado sobre um papado presente ou futuro. Pedro era colega de trabalho de Paulo, não seu líder do tipo papa. O bispo universal da Igreja é apenas Cristo.

A esse argumento bíblico para a liderança de Cristo, Calvino acrescentou uma referência histórica a alguns escritos patrísticos que apoiam a mesma visão do Novo Testamento. Até Cipriano de Cartago, um pai da igreja considerado por muitos como a favor de uma forma primitiva do papado, chama o bispo de Roma de “irmão, companheiro cristão e colega do episcopado”, mostrando assim que ele não tinha em vista o tipo de primazia que mais tarde foi atribuído ao papa.

Para manter a unidade da Igreja, somente Cristo é o Senhor de que precisamos. Isso era verdade no século dezesseis e continua sendo hoje. 

E o Mundo?

No mundo de hoje, este é apenas um lado da questão. Nos círculos ecumênicos, muitos tendem a acreditar que, no mundo globalizado, um porta-voz cristão global seria praticamente útil para o Cristianismo como um todo. Nos círculos inter-religiosos, alguns líderes religiosos (por exemplo, do mundo muçulmano) chegam ao ponto de dizer que o papa representa toda a humanidade quando defende os pobres do mundo ou apela à paz.

O mundo, religioso e secular, parece ansiar por uma figura global que nenhuma instituição política e nenhuma organização internacional podem fornecer no momento. Portanto, os protestantes são pressionados com a pergunta: o mundo precisa de um líder para viver em paz? É uma pergunta que continua a ser feita aos cristãos que crêem na Bíblia, especialmente nos momentos em que o papa atrai muita atenção e é considerado um dos poucos, se não o único, que pode falar em nome de todos.

A realidade problemática, no entanto, é que o papa continua a reivindicar papéis religiosos e políticos que são biblicamente injustificados. Como a Igreja não precisa de um mero papa humano para se unir, o mundo não precisa de um líder religioso global, além do próprio Cristo, para viver em paz. Jesus disse: “A minha paz vos dou” (João 14:27). A Igreja e o mundo precisam de Jesus Cristo, e somente dEle.

Traduzido por Fabricio Luís Lovato a partir de "Where Did the Pope Come From? THE RISE OF THE ROMAN PONTIFF" <https://www.desiringgod.org/articles/where-did-the-pope-come-from>.

Artigos Relacionados

Em que hora Jesus foi crucificado? Em que hora Jesus foi crucificado?
Uma alegação feita pelos críticos da Bíblia é a diferença que existe entre Marcos e João ao...
Os Evangelhos e o “Anonimato Protetor” Os Evangelhos e o “Anonimato Protetor”
Há muitos detalhes interessantes que chamam a atenção quando uma leitura comparativa entre os quatro...
Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento
Jesus Cristo é o cumprimento das promessas e profecias do Antigo Testamento...
As Sete Igrejas do Apocalipse e a História do Povo de Israel As Sete Igrejas do Apocalipse e a História do Povo de Israel
Ao contrário da visão popular entre alguns cristãos de que as 7 igrejas de Apocalipse 2 e 3  (Éfeso...

Envie suas perguntas