Adventistas do Sétimo Dia

Nota do Tradutor: No artigo anterior, Mais de 50 Contradições entre Ellen White e a Bíblia, dezenas de contradições com as Escrituras Sagradas foram apontadas nos escritos de Ellen G. White (1827-1915), considerada uma profetisa divinamente inspirada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). Ao longo desse material adicional, serão apresentadas mais incoerências, bem como acréscimos feitos aos ensinos e fatos bíblicos. Lembremo-nos das palavras de Deus ditas a Moisés: "Nada acrescentem às palavras que eu lhes ordeno e delas nada retirem, mas obedeçam aos mandamentos do Senhor, o Deus de vocês, que eu lhes ordeno." (Deuteronômio 4:2)

Mais de 50 Contradições entre Ellen White e a Bíblia

 Nota do Tradutor: Ellen G. White (1827-1915) é considerada uma profetisa divinamente inspirada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). Uma das 28 Crenças Fundamentais da denominação é que "como a mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja". Seus inúmeros escritos são considerados um "luz menor" ao lado da Bíblia, que é chamada de a "luz maior". Contudo, uma das credenciais de um profeta bíblico é que seus ensinos e afirmações sempre estão de acordo com as Escrituras Canônicas, a Bíblia Sagrada. O profeta Isaías afirmou: "Consultem a lei e os ensinamentos de Deus! Aqueles que contradizem sua palavra jamais verão a luz." (8:20, NVT). Ao longo desse artigo e do seguinte (Adições de Ellen White à Bíblia) dezenas de incoerências com a Bíblia serão apresentadas a partir dos escritos de Ellen White, o que demonstra que ela não falou ou escreveu com a autoridade legítima de um "Assim diz o Senhor!".

As 7 Igrejas do Apocalipse Representam 7 Eras da História da Igreja?

Um número de expositores ao longo da história sustentou que as sete igrejas [de Apocalipse 2] representam sete estágios sequenciais da história da igreja. Embora não favoreçamos essa visão, é instrutivo entender os argumentos a favor e contra, uma vez que ela será frequentemente encontrada pelos estudantes do livro do Apocalipse. A visão é conhecida como a visão histórico-profética:

A Igreja cristã primitiva possuía em alta conta os Dez Mandamentos (Êxodo 20). Nas palavras de Robert M. Grant (1947), “por meio de uma exegese cuidadosa e literal do contexto do Decálogo [os Dez Mandamentos], os primeiros intérpretes cristãos puderam mostrar que apenas o Decálogo havia sido falado por Deus, e que o restante da lei [mosaica] havia sido acrescentado por várias razões. O Decálogo forneceu um meio extremamente valioso de instrução catequética, como o faz ainda hoje. E ainda se percebeu que Jesus não apenas o resumiu, mas foi além dele. Mas desde que Ele foi além, apenas para reforçá-lo, os cristãos não se sentiram livres para rejeitar o Decálogo ou afirmar que a Sua interpretação era de impossível cumprimento.”

A Interpretação Adventista sobre as “Três Mensagens Angélicas”

As mensagens dos Três Anjos de Apocalipse 14 são altamente significativas para a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). Na declaração de missão oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, as Mensagens dos Três Anjos são proeminentes:

“A missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia é proclamar a todos os povos o evangelho eterno no contexto das mensagens dos Três Anjos em Apocalipse 14:6-12 .” [1]

Para os judeus do Antigo Testamento, um dos dias mais importantes do ano era a celebração do Dia da Expiação, cujos regulamentos estão explicados no capítulo 16 do livro de Levítico. Nessa data, o sumo-sacerdote primeiramente oferecia um sacrifício pelos seus pecados e dos de sua casa; a seguir, eram realizados sacrifícios pela nação de Israel.

Nota: LeRoy Froom, um líder adventista, escreveu que se a Igreja Adventista não tivesse a mensagem do Juízo Investigativo, “ninguém teria lugar justificável no mundo religioso, nenhuma missão e mensagem denominacional distinta, nenhuma desculpa para funcionar como uma igreja separada hoje.” (Movimento do Destino, p. 542)

Prefácio

O Juízo Investigativo (JI) é uma doutrina complexa, única apenas para a Igreja Adventista do Sétimo Dia. É complexa porque as Escrituras foram distorcidas e manipuladas para fazer essa doutrina parecer bíblica. A maioria dos membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia provavelmente não seria capaz de explicá-la sem material Adventista e de Ellen G. White (EGW) na frente deles para guiá-los.

A doutrina do Juízo Investigativo tem sido a doutrina mais controversa e debatida dentro da Igreja Adventista desde a sua criação. Ellen White colocou seu selo visionário de aprovação nela e a Igreja Adventista do Sétimo Dia não pode descartá-la sem admitir que Ellen G. White foi uma falsa profetisa.

Espero tornar a doutrina do Juízo Investigativo de Ellen G. White simples de entender, para que os cristãos sinceros possam ver que ela não tem fundamento bíblico e que foi invenção de fanáticos religiosos.

A resposta é um claro “sim” e um incerto “não”. A ênfase Adventista na vida saudável é boa. Os Adventistas têm sido referência no desenvolvimento de hospitais, escolas médicas e odontológicas e clínicas em todo o mundo. No entanto, Ellen White faz uma série de declarações sobre saúde que provaram ser incorretas, não têm apoio bíblico, podem ter suas raízes nas religiões pagãs, colocam as pessoas sob falsa culpa e, mais importante, minam o Evangelho.

A “Conexão Mórmon”: Ellen White Plagiou de Joseph Smith?

Alguns Adventistas recuariam horrorizados ao ouvir que várias das visões e profecias de Ellen White se baseiam nos escritos de Joseph Smith. Mas estou adiantando a história.