1 E DIZIA também aos seus discípulos: Havia um certo homem rico, o qual tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de dissipar os seus bens. 2 E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo. 3 E o mordomo disse consigo: Que farei, pois que o meu senhor me tira a mordomia? Cavar, não posso; de mendigar, tenho vergonha. 4 Eu sei o que hei de fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam em suas casas. 5 E, chamando a si cada um dos devedores do seu SENHOR, disse ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor? 6 E ele respondeu: Cem medidas de azeite. E disse-lhe: Toma a tua obrigação, e assentando-te já, escreve cinqüenta. 7 Disse depois a outro: E tu, quanto deves? E ele respondeu: Cem alqueires de trigo. E disse-lhe: Toma a tua obrigação, e escreve oitenta. 8 E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz. 9 E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.    

A cada lição deste trimestre é tratado a respeito de uma das parábolas do Senhor Jesus. Na lição de hoje a parábola em questão é a do “Administrador Infiel”. Vale lembrar o poderoso alerta que essa parábola traz. Seu objetivo é falar ao cristão e não ao descrente. Sua abordagem principal está relacionada ao momento da chamada para prestar contas a Deus e revela sua necessidade de estar preparado em todo tempo para esse encontro; retrata também a prudência desse administrador em usar as riquezas (o dinheiro) para cultivar a gratidão do próximo e assim ter provisão no tempo da sua dificuldade.

 

PORQUE JESUS CONTOU ESSA PARÁBOLA?

Segundo o dicionário Aurélio, parábola, que vem do grego parabolé, significa: narração alegórica na qual o conjunto de elementos evoca outra realidade de ordem superior1, que usa uma mensagem indireta através de comparações e/ou alegorias. Ao ler essa parábola a primeira impressão que se passa é a ideia de que o senhor da estória2elogiou o mordomo por sua atitude desonesta, na verdade o que o senhor elogiou foi a esperteza, astúcia, inteligência do administrador. Ele era um mordomo que tinha sobre si a responsabilidade de administrar todos os bens do seu senhor, administrar com eficácia e qualidade, para que assim o fazendo, os pudesse multiplicar.

Então quando seu senhor pede que lhe preste contas de sua administração porque em seguida seria despedido, ou seja, o senhor queria um relatório financeiro detalhado3. Foi nesse momento que o administrador teve a brilhante ideia de usar suas poucas horas em tal função para prevenir seu futuro que, diante de tal situação, claramente estava obscuro e incerto. Ele se dá conta que não tem forças para cavar e que para mendigar depois de ter estado em sua posição ele teria vergonha, então lhe ocorre uma solução inesperada. Chamando cada um dos devedores de seu senhor, apresentou-lhes suas dívidas.

Ao que devia cem potes de azeite disse: “Tome sua conta, sente-se depressa e escreva cinquenta. ” (v. 6). Três explicações são comumente dadas acerca do direito do mordomo de alterar a quantidade devida ao seu mestre: (1) o mordomo simplesmente reduziu o valor por conta própria; (2) o mordomo retirou as taxas de juros do débito, de acordo com a Lei (Levíticos 25:36-37; Deuteronômio 15:7-8; 23:20,21) ou (3) o mordomo retirou sua própria comissão, sacrificando apenas sua parte do dinheiro e não a de seu senhor.4 Ao que devia cem tonéis de trigo (ou 3.930 litros de cereal. Provavelmente valeria 2.500 a 3.000 denários)5, disse também: “Tome sua conta e escreva oitenta. ” (v. 7) .

Observe que em momento algum o administrador tomou nota da dívida e alterou de seu próprio punho. Ele estava procurando amparo para o futuro e sabia que não poderia contar somente com a gratidão dos homens devedores, então prudentemente os colocou como cúmplices em sua artimanha mirabolante, assim nenhum deles poderia se levantar no futuro e se declarar inocente, ficando dessa forma vinculados a atitude desonesta do mordomo. E foi esse o gesto que recebeu o elogio do seu senhor, o fato do mordomo usar as riquezas deste mundo como meio de garantir o futuro. A maneira como ele usou do dinheiro enquanto ainda dispunha dele para fazer amigos e/ou aliados pois em breve já não o teria em mãos. Então, qual foi a motivação de Jesus ao contar essa parábola?

Vale lembrar que parábola é uma estória fictícia ou irreal usada para instruir e ensinar uma lição moral. Também é importante ressaltar o verso 10, que claramente demonstra que Jesus não incentiva a desonestidade. Em João 14:6 Ele se declara “A Verdade”, o que tornaria impossível a interpretação de que Jesus faz qualquer tipo de apologia à desonestidade e infidelidade. A verdade é que foi para combater a murmuração e avareza dos fariseus que Jesus contou-lhes essa estória. Os fariseus se julgavam santos e justos, eram totalmente convencidos de sua pureza e se mantinham com o coração endurecido, se negando a liberar o perdão para quem quer que fosse.

Jesus revela através dessa estória a necessidade de se desprender das riquezas para garantir um futuro eterno, como Ele fez referência no verso 9. A riqueza deve ser usada generosamente para construir obras que durem. O termo riquezas da injustiça é utilizado porque comumente essas riquezas geram perversidade e egoísmo nas pessoas 6(1 Timóteo 6:6-10; 17-19; Tiago 1:9-11; 5:1-6)

Todos os fariseus que ouviram Jesus contando essa parábola deveriam ter a capacidade de se identificar com ela, porque eram maus administradores, infiéis que abusivamente estavam dissipando, desperdiçando os bens do seu senhor. Eles eram profundos conhecedores da Palavra de Deus e com isso era necessário que eles administrassem bem o Seu Reino. Como isso seria possível? Ora, através da pregação e do ensino, da ajuda ao necessitado, mas a verdade é que os fariseus estavam preocupados somente consigo mesmos, eles desfrutavam descaradamente das riquezas e seus privilégios sobre o povo. O que Jesus dizia ao contar essa estória é que eles deveriam fazer o mesmo que aquele mordomo, pagar preço, renunciar, sacrificar em favor dos outros, em favor do seu próximo, aliviar o peso da dívida. E isso esperando receber uma recompensa eterna e não nessa vida.

 

O MORDOMO INFIEL X MORDOMIA CRISTÃ

Existe nessa parábola em especial um fato que a difere das outras, como por exemplo a parábola das cem ovelhas (Lucas 15), ou a do filho pródigo (Lucas 15), ou ainda a do publicano e o fariseu (Lucas 18) e mesmo a parábola dos dois filhos (Mateus 21), ou a parábola dos dois alicerces (Mateus 7), ou a parábola do joio (Mateus 13), ou a do rico e Lázaro (Lucas 16), ou a dos talentos (Mateus 25), ou a das dez virgens (Mateus 25), ou a parábola do bom samaritano (Lucas 10). Em todas essas mencionadas, você pode perceber que o Senhor Jesus retrata dois tipos de pessoas, sempre mostrando o bom exemplo de um a ser seguido, as noventa e nove ovelhas comportadas ficam no aprisco, um dos filhos não saiu para gastar toda a fortuna do pai, mas continuou a trabalhar ao seu lado, o publicano se mostra humilde e reconhece a necessidade de perdão, o filho se arrepende de dizer não e vai trabalhar para o pai, o melhor alicerce resiste a tempestade, o trigo é separado e guardado, Lázaro é consolado no seio de Abraão, as cinco virgens foram mais prudentes levando azeite com sobra, o samaritano ao ver o ferido lhe presta socorro.

A mensagem de Jesus sempre ensinando como ser uma pessoa melhor, que caminho deve ser seguido. Mas o grande diferencial dessa parábola em questão hoje é esse: não há um outro mordomo com atitude diferente da do mordomo infiel. O que nos leva a crer que é somente por uma razão. Todos os seres humanos são infiéis.

O homem rico (senhor) = O Criador

O administrador infiel = Cada um de nós

Note por exemplo um juiz que dá um veredito mediante provas constantes nos autos de um processo e a avaliação dos jurados, e isso pode falhar, um mercado ou um restaurante que joga comida fora, quando milhares e milhares de pessoas morrem de fome, um vendedor que vende mais caro, acima do proposto para obter mais lucros e assim por diante. Mediante isso, o Senhor Jesus vem através da estória do mordomo infiel declarar a necessidade de ser prudente e diligente. Ele acaba de contar essa parábola e, nos versos 10 ao 13, fica claro que Ele não aprova a desonestidade e nem a infidelidade, Jesus mostra que o mordomo de Deus deve ter um caráter totalmente diferente desse mordomo em questão, por Sua afirmação no verso 10 fica totalmente esclarecido “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é infiel no pouco, também é infiel no muito. ”O Senhor faz questão de ressaltar que os filhos deste mundo são mais prudentes que os filhos da luz. A segunda atitude do mordomo infiel é que foi louvável. Podemos observar ao menos três lições importantes aqui:

Todos vamos ter que prestar contas a respeito de como administramos a nossa maneira de viver. Aquele mordomo era um empregado negligente concernente às ordens de seu senhor. Por isso é preciso ser prudente, pois o Senhor Jesus declara em Apocalipse 22:12 “Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez”. A igreja precisa ser alertada do momento da prestação de contas.

É preciso criar relacionamentos, o mordomo percebeu no momento que seu senhor o confrontou que é impossível seguir sozinho, ele notou nitidamente suas limitações e usa o que tem em mãos para adquirir vínculos com o próximo, que no futuro poderia ajudá-lo em sua necessidade.

É preciso dedicação, o Senhor Jesus dá o conselho: “Por isso, eu lhes digo: usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas”. (Verso 9). O projeto do Senhor é que ninguém se perca, por isso a necessidade da igreja dedicar-se em expandir o Reino de Deus.

A parábola do mordomo infiel é um alerta seríssimo quanto ao julgamento eterno, o Senhor Jesus procura com esse exemplo manter os olhos da igreja dEle bem abertos quanto à seriedade de Seu Evangelho. Ele não tolerará a preguiça e a nítida falta de compromisso. Ele ensina que Sua igreja, ou seja, os filhos da luz precisam usar tudo o que têm neste mundo para anunciar e espalhar o Evangelho da Salvação e assim criar relacionamentos, vínculos com os incrédulos e os levar aos Tabernáculos eternos.

Por fim, seriamente a igreja de Cristo precisa aprender com a prudência e a diligência desse mordomo, administrar melhor o tempo que nos é dado, com nossas famílias, nosso trabalho, mas acima de tudo com Sua obra nessa terra, isso inclui a frequência nos cultos, obrigações com horários e apoio nos trabalhos. Também administrar melhor nosso dinheiro, nossas palavras, nossas atitudes. Lembrando sempre que nós cristãos é que fomos chamados de filhos da luz, e que o único elogio que o mordomo infiel recebeu foi o fato de ser prudente, usando o que tinha em mãos para assegurar seu futuro. Precisa ficar claro no coração e mente da igreja do Senhor Jesus que nosso futuro não é aqui e sim na eternidade ao Seu lado.

CONCLUSÃO

Poderiam ser Seus discípulos, ou ainda os fariseus hipócritas ou mesmo nós como Sua igreja, todos precisamos aprender a lição mais valiosa que esta parábola nos traz, a necessidade de administrarmos bem todos os recursos deste mundo de injustiça em favor de nosso próximo e não em nosso próprio benefício ou deleite particular. Que estejamos certos de que Jesus verá nossa fidelidade neste tempo presente e cuidará para que as portas dos Tabernáculos Eternos nos sejam abertas. Que a prudência e a diligência façam parte de quem somos.

 

PERGUNTAS PARA ESTUDO EM CLASSE

1 - Qual era o propósito de Jesus ao contar essa parábola?

Artigos Relacionados

Existem apóstolos nos dias de hoje? Existem apóstolos nos dias de hoje?
Nas últimas décadas, especialmente dentro de algumas alas do movimento Pentecostal/Neopentecostal,...
Analisando 10 “Fake News” sobre o Natal Analisando 10 “Fake News” sobre o Natal
1) ANO DO NASCIMENTO? Jesus não nasceu no ano zero (até porque não existe esse ano; 1 a.C. passa...
Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento
Jesus Cristo é o cumprimento das promessas e profecias do Antigo Testamento. Ele é a semente...
Jesus e o Yom Kippur Jesus e o Yom Kippur
Milhões de judeus em todo o mundo celebram anualmente o "Yom Kippur" (o "Dia da Expiação"). Essa...

R._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2 - Qual a importância do planejamento na vida do cristão?

R._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3 - De acordo com a pergunta anterior, quais são as prioridades do planejamento na vida do cristão?

R._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4 - Mediante a qual atitude do mordomo seu senhor o elogiou? Por quê?

R._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - O que o Senhor Jesus quis ensinar com essa expressão: “Por isso, eu lhes digo: usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas. ” (Verso 9)?

R._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6 - O que o apóstolo Paulo ensina no texto de Efésios 5:15 que pode ser aplicado da mesma maneira que a parábola foi?

R._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7 - Você afirmaria ser um mordomo infiel, com necessidades de mudança? Por quê?

R._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

1 Minidicionário Aurélio – 8ª edição – 2010 – Editora Positivo, p. 562

2 Narrativa de ficção oral ou escrita.

3 EARLE, Ralf; SANNER, A. Elwood; CHILDERS, Charles L.- Comentário Bíblico Beacon – editora CPAD, 2006, p. 456

4 ALLEN, Ronald B.; RADMACHER, Earl D.; HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento com recursos adicionais. Editora Central Gospel – edição 2010- 5º parágrafo, p. 191 (trecho retirado)

5 ALLEN, Ronald B.; RADMACHER, Earl D.; HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento com recursos adicionais. Editora Central Gospel – edição 2010- 6º parágrafo, p. 191

6 ALLEN, Ronald B.; RADMACHER, Earl D.; HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento com recursos adicionais. Editora Central Gospel – edição 2010- 8º parágrafo, p. 191

Artigos Relacionados

Em que hora Jesus foi crucificado? Em que hora Jesus foi crucificado?
Uma alegação feita pelos críticos da Bíblia é a diferença que existe entre Marcos e João ao...
Os Evangelhos e o “Anonimato Protetor” Os Evangelhos e o “Anonimato Protetor”
Há muitos detalhes interessantes que chamam a atenção quando uma leitura comparativa entre os quatro...
Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento
Jesus Cristo é o cumprimento das promessas e profecias do Antigo Testamento...
Jesus é uma cópia de divindades pagãs? Respondendo “Zeitgeist” Jesus é uma cópia de divindades pagãs? Respondendo “Zeitgeist”
Em 2007, o documentário “Zeitgeist: O Filme” popularizou a ideia, desenvolvida por estudiosos...

Envie suas perguntas