Muitos espíritas afirmam que Jesus tenha vivido entre os essênios, na comunidade de Qunrã. Natanael Rinaldi apresenta diversos fatos que provam que Jesus não foi um essênio:
- Primeiro fato: Os essênios abraçaram um legalismo radical como modo de vida. Josefo declara que eles guardavam o sábado, até o ponto de não acender fogo nesse dia. Jesus se mostrou tolerante quanto à guarda do Sábado (Mateus 12:1-10). Ler Sábado: Santo Dia de Deus, Perguntas Frequentes Sobre o Sábado Sagrado, Sábado! Criação de Deus Para o Nosso Benefício;
- Segundo fato: Os essênios tinha uma vida ascética. Jesus vivia com o povo e não tinha problemas com comida (Mateus 11:19). Ler também: Alimentos Segundo a Bíblia, Alimentos Impuros
- Terceiro fato: Os essênios primavam pela limpeza exterior, Jesus se preocupava com a pureza interior (Marcos 7:5 Marcos 7:14-15)
- Quarto fato: Os essênios não criam na ressurreição. Jesus não só ensinou a ressurreição como Ele mesmo ressuscitou (João 2:19-20).
- Quinto fato: Os essênios olhavam para os doentes como impuros e guardavam distância deles, mas Jesus curou a todos os que vieram a ele (Mateus 21:14; Lucas 14:13-21).
- Sexto fato: Os essênios discriminavam à mulher, Jesus não (Lucas 13:20-21; João 4:1-30).
Artigos Relacionados

Em 2007, o documentário “Zeitgeist: O Filme” popularizou a ideia, desenvolvida por estudiosos...

Durante o período da Reforma Protestante, houve um grupo de cristãos que seguiu as implicações...

O Catecismo da Igreja Católica declara: “O Pontífice Romano, em razão de seu cargo de Vigário de...

Em Mateus 24, Jesus está respondendo perguntas dos apóstolos, a respeito de Sua segunda vinda e da...