Espiritismo

Existem alegações de que o historiador judeu Flávio Josefo (37-100 d.C.) disse que seu povo acreditava na reencarnação.

Isso não é verdade.

PERGUNTA

O que você sabe sobre as “constelações familiares” de Bert Hellinger? Do ponto de vista bíblico ou cristão, está certo? Eu pergunto porque alguns membros da minha igreja estão participando desse tipo de sessões. Eu fui a uma sessão e alguns tópicos são interessantes, mas em alguns pontos eu acho que eles estão errados particularmente, quando eles falam sobre “energia” ou “alma”. Muito obrigado.

O American Heritage Dictionary afirma que a reencarnação é o “renascimento da alma em outro corpo”. Por muitos anos, a crença na reencarnação foi geralmente associada a religiões orientais como o budismo e o hinduísmo. No entanto, está se tornando cada vez mais popular proclamar uma crença na Bíblia como a Palavra inspirada de Deus, mas ainda assim manter a crença na reencarnação. Uma questão óbvia surge de tal situação: “o que a Bíblia diz sobre a reencarnação?”

A reencarnação é a antiga crença oriental segundo a qual uma porção de nosso ser (a consciência, alma ou espírito) prossegue em existência após a morte, vindo a passar por inúmeros renascimentos em diferentes corpos, com a finalidade de anulação do carma (a colheita das consequências de ações praticadas anteriormente), o auto-aperfeiçoamento ou a própria auto-aniquilação. Apesar das diversas divergências desse ensinamento com os ensinos do Cristianismo, conforme expressos nas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, muitos argumentam que a reencarnação era doutrina oficial da Igreja até o século VI, quando teria sido proibida e suprimida da Bíblia no Segundo Concílio de Constantinopla, em 553 d.C.

A palavra cânon deriva da palavra semita que significa junco, que representa régua. Daí deriva o sentido de norma e, por fim, lista ou rol. Aplicado a Bíblia, cânon refere-se à lista dos únicos escritos inspirados como a Palavra de Deus para nós. Por esse motivo, os livros extra-canônicos não são reconhecidos como a única regra de fé e prática. Esses livros, segundo Broadus D. Hale eram aqueles lidos publicamente pela Igreja como o fundamento apostólico (Colossenses 4:16; 1 Tessalonicenses 5:27; 1 Timóteo 4:13; 2Pd 3:15 e Apocalipse 1:3; Apocalipse 2:7-17; Apocalipse 22:18).

N. Notovitch diz que Jesus viveu na índia dos 12 aos 30 anos. As evidências, porém, comprovam que Jesus foi criado como um judeu comum, indo à sinagoga e não a templos hindus (Lucas 4:16-22; Lucas 5:52). Em Israel, conforme Roland De Vaux, “trabalhava-se em regime de oficina familiar e o pai transmitia o ofício ao filho”, e isto, segundo J. Jeremias, exprimia-se pelo seu agrupamento local. Portanto, conclui Ajith Fernando, Jesus era conhecido como tekton, trabalhador em madeiras de Nazaré, da juventude até trinta anos (Mateus 13:55).

Muitos espíritas afirmam que Jesus tenha vivido entre os essênios, na comunidade de Qunrã. Natanael Rinaldi apresenta diversos fatos que provam que Jesus não foi um essênio:

  1. Primeiro fato: Os essênios abraçaram um legalismo radical como modo de vida. Josefo declara que eles guardavam o sábado, até o ponto de não acender fogo nesse dia. Jesus se mostrou tolerante quanto à guarda do Sábado (Mateus 12:1-10). Ler Sábado: Santo Dia de Deus, Perguntas Frequentes Sobre o Sábado Sagrado, Sábado! Criação de Deus Para o Nosso Benefício;
  2. Segundo fato: Os essênios tinha uma vida ascética. Jesus vivia com o povo e não tinha problemas com comida (Mateus 11:19). Ler também: Alimentos Segundo a Bíblia, Alimentos Impuros
  3. Terceiro fato: Os essênios primavam pela limpeza exterior, Jesus se preocupava com a pureza interior (Marcos 7:5 Marcos 7:14-15)
  4. Quarto fato: Os essênios não criam na ressurreição. Jesus não só ensinou a ressurreição como Ele mesmo ressuscitou (João 2:19-20).
  5. Quinto fato: Os essênios olhavam para os doentes como impuros e guardavam distância deles, mas Jesus curou a todos os que vieram a ele (Mateus 21:14; Lucas 14:13-21).
  6. Sexto fato: Os essênios discriminavam à mulher, Jesus não (Lucas 13:20-21; João 4:1-30).

A Bíblia responde:

Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando.   Deuteronômio 4:2
Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro (a Bíblia) que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.   Apocalipse 22:18-19

O apóstolo Paulo é chamado por Allan Kardec de "um dos mais fortes sustentáculos do Evangelho". Inclusive 1 Coríntios 13:13 é plenamente aceito pelo codificador da doutrina espírita. Paulo é bem claro quando se trata de escritos heréticos.

A Bíblia responde:

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema (amaldiçoado). Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema (amaldiçoado).   Gálatas 1:8-9