A palavra grega ‘baptizein’ e o termo alemão ‘taufen’ (de ‘Tiefe’), originalmente e com propriedade, descrevem o processo pelo qual um homem ou um objeto é completamente imerso em água e novamente retirado. [...] Seria difícil negar que o batismo por imersão, realizado mesmo no Ocidente até na Alta Idade Média, como símbolo, era muito mais significativo em sua representação do que quando passou a ser uma infusão, [...] uma simples aspersão e, finalmente, [...] um simples umedecimento com o mínimo possível de água. [...]

Batismo sem a vontade e preparo da pessoa batizada [...] não é correto; não é feito em obediência, não é administrado segundo a ordem própria, e, portanto, é um batismo nublado. [...] É uma ferida no corpo da Igreja e uma fraqueza para o batizado que pode, por certo, ser curada, mas que é tão perigosa que outra pergunta tem que ser feita à Igreja: até quando deseja ser culpada de provocar essa ferida e enfraquecimento no corpo através de uma prática de batismo que é, segundo esse ponto de vista, arbitrária e despótica? Temos em vista o costume de batizar crianças, ou mais exatamente, o baptismus infantium que [...] tornou-se, já no 4º século, geralmente aceito. [...]

Nem por exegese, nem tampouco pela natureza do caso, pode ser estabelecido que a pessoa batizada pode ser um simples instrumento passivo. Pelo contrário, pode mostrar-se pela exegese e pela natureza do caso que nessa ação, o batizando é uma parte ativa, e não importa em que período da vida, por certo nenhum infans [criancinha] pode ser tal pessoa. [...]

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Quanto à exegese do batismo no Novo Testamento, é, em todos casos, uma resposta indispensável a uma pergunta inevitável, feita a um homem que veio para a fé. Batismo é uma resposta acerca da certeza divina e da autoridade divina da palavra que ele já ouviu, e à qual já se agarrou pela fé. [...] O batismo é resposta e representação da figura da morte e ressurreição de Jesus Cristo, na qual, o próprio batizando se encontra não como o principal autor, mas, por certo, como o segundo, enquanto apresenta Jesus Cristo perante os seus olhos como Aquele crucificado por si (Gálatas 3:1). [...]

Na esfera do Novo Testamento, uma pessoa não é trazida ao batismo; a pessoa vem para o batismo. [...] O fato de que Jesus, de acordo com Mateus 19:13 ss, deixa que as criancinhas sejam trazidas a Ele, orou por elas e colocou Suas mãos sobre elas, e de acordo com Mateus 21:15 s, Ele encontra louvor na boca dos infantis e dos que amamentam, é uma prova de que o Seu Reino é realmente maior do que a Sua Igreja, mas de maneira nenhuma constitui prova de que tais crianças devem ser batizadas.

Fonte: Karl Barth. In: Karl Barth & Oscar Cullmann. Batismo em Diferentes Visões. São Paulo: Fonte Editorial, 2013, p. 83, 108-110.

Nota: Karl Barth (1886-1968) foi um teólogo reformado suíço, considerado por muitos o maior teólogo Protestante do século XX.

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