1) ANO DO NASCIMENTO?

Jesus não nasceu no ano zero (até porque não existe esse ano; 1 a.C. passa diretamente para 1 d.C.). Jesus nasceu em algum momento entre os anos 7 e 4 a.C.

2) DATA DO NASCIMENTO?

Não sabemos a data exata (dia e mês) do nascimento de Jesus. Estimativas realizadas por diversos estudiosos já indicaram 21 de março, 15 de abril, 20 de maio, a segunda quinzena de setembro, 20 de outubro e mesmo o tradicional 25 de dezembro.

3) SEM VAGAS NA HOSPEDARIA?

José e Maria não foram rejeitados em uma ou mais pousadas da cidade. O termo grego "kataluma", traduzido como "hospedaria" em Lucas 2:7 é melhor entendido como "quarto de hóspedes". Possivelmente, ao chegarem na casa de parentes de José durante o censo ordenado por Augusto, esse espaço já estava ocupado por outros familiares, então o casal teve de ser rearranjado na casa (próximo ponto).

4) NO MEIO DE ANIMAIS?

Jesus não nasceu em um estábulo ou caverna, mas no cômodo inferior de uma casa em Belém, onde animais eram guardados à noite durante o clima mais rigoroso em várias casas judaicas. Não sabemos ao certo se no momento do nascimento havia animais no recinto.

5) JESUS LOIRO?

Ao contrário da maioria dos presépios que retratam um menino Jesus de pele, cabelo e olhos claros, como um nativo do Oriente Médio Jesus seria uma pessoa de feições mais escuras.

Artigos Relacionados

Jesus e o Yom Kippur Jesus e o Yom Kippur
Milhões de judeus em todo o mundo celebram anualmente o "Yom Kippur" (o "Dia da Expiação"). Essa...
Em que hora Jesus foi crucificado? Em que hora Jesus foi crucificado?
Uma alegação feita pelos críticos da Bíblia é a diferença que existe entre Marcos e João ao...
Os Evangelhos e o “Anonimato Protetor” Os Evangelhos e o “Anonimato Protetor”
Há muitos detalhes interessantes que chamam a atenção quando uma leitura comparativa entre os quatro...
Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento
Jesus Cristo é o cumprimento das promessas e profecias do Antigo Testamento...

6) TRÊS REIS MAGOS?

Os "três reis magos" não eram reis (eram sábios da região da Pérsia); também não sabemos o seu número (Mateus apenas menciona os três presentes: ouro, incenso e mirra). Os tradicionais nomes Baltazar, Belchior e Gaspar apareceram pela primeira vez no século VI.

7) DATA DA CHEGADA DOS MAGOS?

Os magos não chegaram para visitar Jesus na noite do seu nascimento, mas em algum momento entre os seus 40 dias e os 2 anos de vida. A propósito, o grupo provavelmente chegou cavalgando cavalos árabes, e não camelos.

8) ESTRELA NA MANJEDOURA?

É difícil encontrar um presépio sem uma estrela na manjedoura. Mas uma implicação do ponto acima é que a "estrela do Natal" só tenha aparecido um tempo mais tarde para guiar os sábios até Jesus.

9) QUANTOS BEBÊS MORRERAM?

No "massacre das crianças de Belém", realizado por decreto do rei Herodes, cerca de 15 a 20 crianças foram mortas (ao invés de centenas ou milhares delas).

10) DRAGÕES?

Não havia nenhum dragão no momento do nascimento de Jesus (ao contrário do que diz o Evangelho de Pseudo-Mateus do século VIII). Sinto muito!

CONCLUSÃO

Esses equívocos mostram que muitas vezes moldamos nossa compreensão das histórias das Escrituras mais por filmes e ideias populares do que a partir do estudo da própria Bíblia. Que mergulhemos na Palavra de Deus para termos um panorama adequado do que aconteceu naquela noite há cerca de 2.000 anos, quando Deus se tornou um homem na pessoa de Jesus e entrou em nosso mundo decaído para redimir para Si mesmo pessoas pecadoras.

Artigos Relacionados

Jesus é uma cópia de divindades pagãs? Respondendo “Zeitgeist” Jesus é uma cópia de divindades pagãs? Respondendo “Zeitgeist”
Em 2007, o documentário “Zeitgeist: O Filme” popularizou a ideia, desenvolvida por estudiosos...
A Origem do Papado A Origem do Papado
O Catecismo da Igreja Católica declara: “O Pontífice Romano, em razão de seu cargo de Vigário de...
Mateus 24:20 e a Observância do Sábado Mateus 24:20 e a Observância do Sábado
Em Mateus 24, Jesus está respondendo perguntas dos apóstolos, a respeito de Sua segunda vinda e da...
Jesus, o Desejado de Todas as Nações Jesus, o Desejado de Todas as Nações
 ...e farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de...

Envie suas perguntas