Jesus Cristo é o cumprimento das promessas e profecias do Antigo Testamento.

Ele é a semente prometida de Adão que esmagaria a cabeça de Satanás (Gênesis 3:15).

Ele é o descendente de Abraão, por meio de quem todas as nações da Terra seriam abençoadas (Gênesis 12:3).

Ele é o filho de Judá, que reina eternamente como rei, cujas vestes são lavadas no sangue de uvas e cuja mão está sobre o pescoço de seus inimigos (Gênesis 49:8-12).

Ele é o Cordeiro pascal que foi morto para proteger o povo de Deus do anjo da morte (Êxodo 12).

Ele é o filho maior de Israel que saiu do Egito e é o grande redentor que tira o seu povo de uma servidão e escravidão que é muito pior do que qualquer coisa que os israelitas experimentaram lá (Êxodo 12-14).

Ele é o verdadeiro pão do céu que realmente nutre e alimenta seu povo (Êxodo 16).

Ele é a Rocha da qual flui a única água que dá vida (Êxodo 17).

Ele é o cumprimento da Lei, obedecendo perfeitamente não apenas aos 10 Mandamentos, mas a todos os 613 desde o dia de seu nascimento (Êxodo 20).

Ele é Aquele por meio de quem entramos em nosso descanso sabático duradouro, não apenas em um dia entre sete, mas por todos os dias desde agora até toda a eternidade (Êxodo 23:10-12).

Ele é o nosso grande Sumo Sacerdote, que oferece seu próprio corpo como expiação pelos pecados de seu povo (Êxodo 28-29).

Ele é o resplendor de Deus, a representação exata de Seu ser e a própria presença e glória de Deus entre Seu povo, ainda mais do que a arca ou as colunas de nuvem e fogo (Êxodo 40:34-38).

Ele é o sacrifício que Deus ofereceu de uma vez por todas sobre o altar no Dia da Expiação no Calvário, e ao mesmo tempo ele é o bode expiatório que foi enviado da presença de Deus para o deserto por causa do pecado que ele carregou sobre si (Levíticos 16).

Ele é como a serpente de bronze que foi levantada e quando as pessoas olham para ele com fé, elas encontram perdão e cura (Números 21).

Ele é a estrela que sairá de Jacó e o cetro que sairá de Israel (Números 24:17).

Ele é uma cidade de refúgio para pecadores culpados correrem e encontrarem abrigo (Números 34).

Ele nos dá todas as bênçãos por sua obediência aos mandamentos perfeitos de Deus e pagou o preço pela maldição que merecíamos por cada desobediência nossa (Deuteronômio 28).

Ele conduz seu povo redimido para a Terra Prometida, onde eles habitarão com ele para sempre (Josué 3).

Ele é nosso guerreiro conquistador, vitorioso sobre os poderes do pecado e da morte (Josué 5).

Ele é o justo juiz e salvador que nunca falha em defender e proteger seu povo quando este se arrepende e se volta para ele (Juízes 2).

Ele é o descendente de Davi, cujo reino foi estabelecido para sempre (2 Samuel 7).

Ele é o próprio templo de Deus, que embora destruído foi ressuscitado em 3 dias (1 Reis 8; 2 Crônicas 3).

Ele é o nosso principal profeta e professor que restaura a religião verdadeira, chamando-nos para longe de nossos ídolos para retornar ao Deus único e verdadeiro (1 Reis 18).

Ele está conduzindo um remanescente da Babilônia de volta à Terra Santa (Esdras 7).

Ele é a esperança de Jó e a nossa, porque sabemos que nosso Redentor vive e, no final, se levantará sobre a Terra (Jó 19:25).

Ele é o Filho eternamente gerado do Senhor Altíssimo, a quem os reis temem em sua ira, e que abençoa aqueles que nele se refugiam (Salmos 2).

Ele foi por um tempo abandonado por Deus na cruz, para que aqueles que nele se encontram nunca sejam rejeitados (Salmos 22). E, no entanto, seu corpo não sofreu corrupção, pois, como cantava Davi, Deus não o abandonou na morte, mas o ressuscitou fisicamente com um corpo incorruptível (Salmos 16).

Ele é o pastor de suas ovelhas, que restaura a alma de seu rebanho e nos conduz pelos caminhos da justiça (Salmos 23).

Ele nos purifica com um limpador muito mais forte do que qualquer galho de hissopo aspergido sobre nós: ele nos lava com seu próprio sangue, para que possamos ser mais alvos que a neve (Salmos 51).

Ao seu comando, os anjos o sustentariam para que seu pé não tropeçasse em uma pedra, mas ele não pediu a ajuda deles e deu as boas-vindas ao cálice que o Senhor tinha para ele beber (Salmos 91).

Artigos Relacionados

Existem apóstolos nos dias de hoje? Existem apóstolos nos dias de hoje?
Nas últimas décadas, especialmente dentro de algumas alas do movimento Pentecostal/Neopentecostal,...
Analisando 10 “Fake News” sobre o Natal Analisando 10 “Fake News” sobre o Natal
1) ANO DO NASCIMENTO? Jesus não nasceu no ano zero (até porque não existe esse ano; 1 a.C. passa...
Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento
Jesus Cristo é o cumprimento das promessas e profecias do Antigo Testamento. Ele é a semente...
Jesus e o Yom Kippur Jesus e o Yom Kippur
Milhões de judeus em todo o mundo celebram anualmente o "Yom Kippur" (o "Dia da Expiação"). Essa...

Ele é o Filho maior de Davi, que se assentará à direita de Yahweh até que todos os seus inimigos sejam como escabelo, e é o sacerdote para sempre na ordem de Melquisedeque (Salmos 110).

Ele é o Verbo de Deus encarnado e a única lâmpada do nosso caminho (Salmos 119).

Ele é a própria sabedoria de Deus manifestada na carne (Provérbios).

Ele é o único propósito de vida que importa (Eclesiastes).

Jesus é a Rosa de Sarom e o Lírio dos Vales, e ele é o marido que traz sua amada à mesa do banquete e que a satisfaz plenamente em seu amor (Cântico dos Cânticos 2).

Ele é o sinal para Acaz, chamado Emanuel e nascido de uma virgem (Isaías 7).

Ele é a grande luz brilhando para um povo que anda nas trevas, vindo da Galiléia das nações; ele é o filho que nasce, chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz. Do aumento de seu governo e paz não haverá fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o sustentar com justiça e retidão, desde agora e para sempre (Isaías 9).

Ele é o rebento que sai do tronco de Jessé, e a justiça será o cinto de seus lombos. Durante seu reinado, o lobo habitará com o cordeiro e o leopardo se deitará com o cabrito, e o bezerro e o leão e o animal cevado andarão juntos, e uma criança os conduzirá (Isaías 11).

Em sua vinda, a glória do Senhor é revelada e toda a carne juntamente a verá (Isaías 40).

Ele é o servo do Senhor, em quem Sua alma se agrada e em quem Ele se compraz (Isaías 42).

Ele é o único salvador de Israel e além dele não há outro (Isaías 43).

Ele foi desprezado e rejeitado pelos homens; um homem de dores e experimentado no sofrimento. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como o cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Ele é quem carregou nossas dores e levou nossas tristezas. Ele foi ferido por nossas transgressões; ele foi esmagado por nossas iniquidades; sobre ele estava o castigo que nos trouxe paz, e por suas pisaduras fomos curados (Isaías 53).

Ele é ungido pelo Senhor para pregar boas novas aos pobres, restaurar os contritos de coração, proclamar a liberdade aos cativos e a abertura das prisões aos que estão presos. Ele proclama o ano da graça do Senhor e o dia da vingança de nosso Deus; e ele conforta todos os que choram (Isaías 61).

Ele cria os novos céus e a nova Terra e ali habitará com seu povo para sempre (Isaías 65).

Ele é o bálsamo em Gileade que cura a alma enferma de pecado; ele é o grande médico que restaura a saúde de seu povo (Jeremias 8).

Ele é o Renovo Justo de Davi, que agirá com sabedoria e executará justiça e retidão na Terra (Jeremias 23).

Ele bebe o cálice do vinho da ira de Deus para que seu povo seja poupado (Jeremias 25).

Ele introduz a nova aliança em seu sangue, uma aliança escrita nos corações de seu povo e marcada por seu perdão de nossos pecados (Jeremias 31).

Ele é a própria manifestação do amor inabalável de Deus. Suas misericórdias nunca chegam ao fim; elas se renovam a cada manhã, pois grande é a sua fidelidade (Lamentações 3).

Ele traz vida aos ossos dos mortos; por seu Espírito, ele faz com que o fôlego venha onde a morte havia reinado (Ezequiel 37).

Ele é o Filho do Homem a quem o Ancião de Dias dá todo o domínio, glória e reino, e todos os povos, nações e línguas devem servi-lo. Seu domínio é um domínio eterno (Daniel 7).

Ele é o marido misericordioso que aceita de volta sua esposa infiel e permite que o chamemos mais uma vez de "Meu marido" em vez de "Meu Baal" (Oséias 1).

Ele traz o Dia do Senhor, que será um dia de grande terror e julgamento para todos os que não o conhecem, mas todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Joel 2).

Ele é o governante vindo de Belém-Efrata, cuja origem é muito antiga, desde os tempos antigos (Miquéias 5).

Ele chegou como rei em Jerusalém, justo e salvador, mas humilde e montado em um jumento, em um jumentinho, cria de jumenta (Zacarias 9).

Ele é o fogo do refinador e o sabão do lavandeiro, nos refinando como ouro e prata (Malaquias 3).

Ele é o sol da justiça, que nascerá com cura em suas asas e, como resultado do que ele fez, nós, como bezerros, sairemos saltando de nossas baias (Malaquias 4).

Jesus Cristo é o único remédio para a lacuna infinita entre nosso santo Deus e a humanidade pecadora. Ele é a única ponte de um lado para o outro. Ele é a única esperança para cada alma abatida. Ele é o único conforto para nossa tristeza. Ele é a única cura para nossos corações enfermos. Ele é nossa única alegria verdadeira em um mundo cheio de prazeres passageiros. Ele é a razão de nossa existência e nós existimos para louvá-lo. Portanto, coloque seu coração, sua mente, sua alma e sua força nele e renda-lhe adoração.

 

Traduzido e adaptado a partir de "Jesus Is What the Old Testament Promised Him to Be", de Kevin DeYoung, em The Gospel Coallition <https://www.thegospelcoalition.org/blogs/kevin-deyoung/jesus-is-what-the-old-testament-promised-him-to-be>.

Artigos Relacionados

Em que hora Jesus foi crucificado? Em que hora Jesus foi crucificado?
Uma alegação feita pelos críticos da Bíblia é a diferença que existe entre Marcos e João ao...
Os Evangelhos e o “Anonimato Protetor” Os Evangelhos e o “Anonimato Protetor”
Há muitos detalhes interessantes que chamam a atenção quando uma leitura comparativa entre os quatro...
As Sete Igrejas do Apocalipse e a História do Povo de Israel As Sete Igrejas do Apocalipse e a História do Povo de Israel
Ao contrário da visão popular entre alguns cristãos de que as 7 igrejas de Apocalipse 2 e 3  (Éfeso...
Jesus é uma cópia de divindades pagãs? Respondendo “Zeitgeist” Jesus é uma cópia de divindades pagãs? Respondendo “Zeitgeist”
Em 2007, o documentário “Zeitgeist: O Filme” popularizou a ideia, desenvolvida por estudiosos...

Envie suas perguntas