Nenhum livro deu mais o que dizer, seja bom ou ruim, do que a Bíblia. Atualmente, vivemos um tempo em que muitas pessoas acreditam apaixonadamente que a Bíblia é a palavra de Deus, enquanto muitas outras criticam fortemente a Bíblia como textualmente corrompida, cientificamente ingênua, historicamente incrível e moralmente atrasada. Muitas pessoas que cresceram aceitando a Bíblia como verdadeira chegam a questionar, duvidar e até a rejeitar. No entanto, nunca houve mais evidência em apoio à confiabilidade da Bíblia do que existe hoje. Avanços recentes na ciência e nos estudos acadêmicos responderam a muitas das críticas comuns da Bíblia. Não é realista tentar provar todos os detalhes da Bíblia ou justificar todas as suas declarações. No entanto, temos muito boas razões para confiar na Bíblia e aceitar sua mensagem.

O Texto da Bíblia

Uma das preocupações mais comuns que as pessoas têm sobre a Bíblia é se as palavras reais e originais da Bíblia foram preservadas. Eles ouviram dizer que as cópias manuscritas dos livros da Bíblia contêm inúmeras diferenças. Talvez eles tenham sido ensinados que, no processo de copiar e copiar novamente a Bíblia, muitas passagens foram mudadas e até perdidas. Algumas centenas de anos atrás, isso parecia bastante plausível, porque muito poucos manuscritos da Bíblia existiam anteriores ao século IX (ou cerca de 800 anos após a escrita dos últimos livros da Bíblia).

Nos últimos dois séculos, no entanto, surgiram novas evidências de que, devidamente entendidas, essas preocupações deveriam ser deixadas de lado. Tesouros de manuscritos bíblicos foram descobertos em mosteiros do Oriente Médio e da Europa, em um sítio arqueológico no Egito chamado Oxyrhynchus (em pilhas de lixo!), e os mais famosos entre os Manuscritos do Mar Morto. Os Manuscritos do Mar Morto são escritos usados ​​por uma seita judaica do deserto em Qumran que floresceu no século antes de Jesus e durante toda a vida de Jesus e dos apóstolos. Os pergaminhos sobreviventes incluem todos os livros do Antigo Testamento, exceto um (Ester) e datam de mil anos antes dos manuscritos mais antigos conhecidos antes de sua descoberta. As diferenças entre os Manuscritos do Mar Morto e os manuscritos medievais da redação do texto do Antigo Testamento hebraico são mínimas.

À medida que mais e mais manuscritos foram descobertos, o que os estudiosos descobriram é que nada na Bíblia se perdeu no processo de cópia. Em vez disso, os escribas adicionariam uma palavra aqui ou ali, ou mais raramente uma sentença, para que o que temos nos manuscritos bíblicos seja sempre um pouco mais, e não menos, do que o que estava originalmente nesses livros. Por exemplo, agora existem cerca de 5.800 manuscritos conhecidos por estudiosos, cada um contendo várias partes ou todo o Novo Testamento no idioma grego original. Em todos esses manuscritos, não foi encontrada uma sentença que esteja faltando na versão King James ou em outras traduções! Em outras palavras, nenhuma evidência foi encontrada sobre algo que foi “perdido” no Novo Testamento. Quanto ao que foi adicionado, os estudiosos identificam cerca de vinte versículos que provavelmente foram adicionados por escribas ao Novo Testamento. Apenas duas das adições têm mais de uma frase - o final tradicional do Evangelho de Marcos (Marcos 16:9-20) e a história da mulher apanhada em adultério (João 7:53-8:11). Quando levamos em consideração o fato de haver 7.958 versículos na Versão King James do Novo Testamento, vinte versos suspeitos são uma quantia muito pequena - cerca de um quarto de um por cento! Não é exagero dizer que os estudos com manuscritos justificaram o Novo Testamento como pelo menos 99% puro no texto que nos chegou. Essa conclusão é confirmada pelas muitas traduções antigas do Novo Testamento para latim, siríaco, copta etc. e pelas muitas citações do Novo Testamento nos escritos dos pais da Igreja - a partir das quais uma pessoa poderia reconstituir todo o Novo Testamento. As pequenas variações entre os manuscritos não afetam significativamente a mensagem ou doutrina da Bíblia. Como vários estudiosos apontaram, as variações mais comuns nos manuscritos bíblicos são erros de ortografia!

O Cânon da Bíblia

As muitas descobertas de manuscritos dos últimos dois séculos também trouxeram à luz uma série de livros que não fazem parte da Bíblia, tanto escritos judaicos que não estão no Antigo Testamento quanto escritos cristãos que não estão no Novo. Alguns críticos da Bíblia argumentam que esses escritos recém-descobertos foram “suprimidos” pela igreja primitiva, sugerindo que eles têm tanto direito de serem considerados nas Escrituras quanto os livros que “entraram” na Bíblia. Com base nisso, os críticos frequentemente questionam a validade do cânon das Escrituras - a coleção de escritos bíblicos na Bíblia que são aceitos pelos cristãos como autoritários em seus ensinamentos sobre Deus e como devemos nos relacionar com Deus.

De longe, os mais famosos desses livros não canônicos são os chamados evangelhos gnósticos, como os evangelhos de Tomé, Pedro, Maria e Judas. Os títulos dessas obras sugerem aos desinformados que eles são tão credíveis quanto os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Tal está realmente longe de ser verdade. Quase todos os estudiosos datam os quatro evangelhos do Novo Testamento até a segunda metade do primeiro século (aproximadamente 50-100 d.C.), durante a vida dos apóstolos, mas datam os evangelhos gnósticos no meio e nas partes posteriores do segundo século (cerca de 125-200 d.C.). Nenhum estudioso pensa que Tomé, Pedro, Maria ou Judas (!) tenham algo a ver com a composição ou o conteúdo dos evangelhos que levam seus nomes. Até mesmo estudiosos céticos e agnósticos concordam que os Evangelhos do Novo Testamento são nossas fontes mais confiáveis de informações sobre o que Jesus realmente disse e fez - e que muito pouco ou nada de novo sobre o Jesus histórico pode ser aprendido nos evangelhos gnósticos.

De qualquer forma, o estudo desses escritos apócrifos justifica o julgamento da igreja primitiva, colocando-os de lado como inferiores aos evangelhos canônicos. Enquanto nos faltava a maioria dessas escrituras alternativas, parecia razoável imaginar se estávamos perdendo algo que pertencia à Bíblia. Agora que temos muitos desses livros “ausentes”, podemos ver que sempre tivemos os melhores e mais confiáveis livros da Bíblia.

Criação, Ciência e Bíblia

Se tomarmos nossa sugestão da mídia, deve parecer que a ciência moderna desacreditou completamente a Bíblia, especialmente seu relato de criação nos capítulos iniciais de Gênesis. Desde o julgamento de Scopes, em 1925, quando a lei do Tennessee que proíbe o ensino do darwinismo foi testada nos tribunais, a questão tem sido apresentada como um conflito entre cientistas instruídos e fundamentalistas ignorantes, entre a ciência e a Bíblia. No entanto, isso é totalmente injusto com a Bíblia. Ironicamente, a maioria das questões controversas incessantemente debatidas neste conflito, como a idade da terra, não são diretamente abordadas na Bíblia. (O que a Bíblia diz pode ter algumas implicações para essas perguntas, mas respondê-las não parece fazer parte da agenda bíblica). Enquanto isso, a visão de mundo básica que o Gênesis (junto com o restante da Bíblia) ensina foi na verdade corroborada pelos avanços da ciência, especialmente no século XX.

No século XIX, muitos cientistas sustentaram a possibilidade de o universo ser eterno, o que significa que ele sempre existiu - e, portanto, não precisava ser criado. Aqueles que procuravam uma visão ateísta do universo pensavam que a ciência estava do seu lado. Quanto maiores os telescópios, maior o universo apareceu. Era natural adivinhar que o universo simplesmente seguia em todas as direções para sempre, que era infinitamente grande e infinitamente antigo, de modo que o universo era literalmente tudo e não tinha Criador.

Essa imagem ateísta do universo foi destruída pelas descobertas em astronomia no século XX. As teorias da relatividade de Albert Einstein continham implicações matemáticas que o universo nem sempre existiu - implicações que o próprio Einstein tentou encontrar maneiras de evitar. Mas então os astrônomos fizeram observações que confirmaram a matemática. Eles descobriram que o universo está se expandindo em todas as direções, como um balão inflando, o que implica que o universo se originou em um único ponto há algum tempo finito. Essa nova teoria, chamada Big Bang, previa que haveria uma radiação de fundo extremamente fraca que restava do evento inicial da criação - uma radiação que dois astrônomos descobriram acidentalmente em 1965 ao limpar seu telescópio. Além dessa evidência de que o universo teve um começo, os cientistas descobriram que o universo parece estar “ajustado” para funcionar como um ambiente estável, no qual coisas interessantes como planetas, plantas e pessoas possam existir. Muitos cientistas admitiram de má vontade que a evidência implica algum tipo de Criador, mesmo que continuassem a procurar brechas nessa evidência.

Os avanços na biologia também trouxeram evidências surpreendentes para a cosmovisão bíblica em que Deus é o Criador da vida. A suposição da biologia moderna até meados do século XX era que a vida poderia ter se originado naturalmente de “blocos de construção” muito simples e muito pequenos. Esse paradigma mudou quando os cientistas descobriram a incrível complexidade da célula e de seus componentes. Em vez de simples blocos de construção, as células se tornam algo mais parecido com cidades em miniatura, envolvendo mecanismos complexos para absorver nutrientes, expulsar resíduos e executar várias outras funções internas. As moléculas das quais os seres vivos são compostos são sistemas incrivelmente complexos e ricos em informações. Nessas e outras formas, a vida agora parece mais clara do que nunca ter sido projetada.

Esses avanços científicos, então, realmente confirmam a cosmovisão bíblica ensinada em Gênesis: que o universo foi criado por um Criador transcendente (Deus); que o mundo nem sempre existiu; e que a vida na terra foi projetada e feita por Deus. Os detalhes de quando e como Deus fez essas coisas permanecem controversos, mas as evidências definitivamente apoiam a crença no tipo de Deus descrito pela Bíblia.

Artigos Relacionados

A Bíblia e o Bhagavad Gita: Alguma Similaridade? A Bíblia e o Bhagavad Gita: Alguma Similaridade?
Questão: Obrigado por responder minhas muitas perguntas. Meu amigo hindu insiste que o Bhagavad...
Existem apóstolos nos dias de hoje? Existem apóstolos nos dias de hoje?
Nas últimas décadas, especialmente dentro de algumas alas do movimento Pentecostal/Neopentecostal,...
Analisando 10 “Fake News” sobre o Natal Analisando 10 “Fake News” sobre o Natal
1) ANO DO NASCIMENTO? Jesus não nasceu no ano zero (até porque não existe esse ano; 1 a.C. passa...
Jesus e o Yom Kippur Jesus e o Yom Kippur
Milhões de judeus em todo o mundo celebram anualmente o "Yom Kippur" (o "Dia da Expiação"). Essa...

 Arqueologia, História e Bíblia

Em alguns círculos, ainda é popular pensar que a arqueologia pode provar (ou refutar) a Bíblia. Isso é realmente pedir muito de uma disciplina que obtém muitas informações do lixo e da tumba. Cerâmica quebrada, grafite nas paredes, inscrições em caixões, estatuetas ou divindades, pedaços de papel parcialmente preservados - esse é o estoque do comércio do arqueólogo. Além de localizar manuscritos antigos da Bíblia, a arqueologia fez duas coisas muito bem.

Primeiro, a arqueologia iluminou nosso conhecimento do mundo antigo no qual os escritos bíblicos se originaram. Ao fazer isso, refinou ou corrigiu nossa compreensão do que a Bíblia significa quando se refere a pessoas, lugares, objetos, eventos ou práticas culturais que são estranhas para nós.

Segundo, a arqueologia confirmou ou corroborou muitos detalhes específicos da Bíblia. Os arqueólogos localizaram cidades e vilarejos mencionados na Bíblia, mas que hoje são desconhecidos. Eles encontraram inscrições políticas e militares referentes a vários governantes e outras figuras importantes do mundo bíblico, como a famosa inscrição da Casa de Davi, a inscrição de Pôncio Pilatos e o ossário (caixa funerária) de Caifás, o sumo sacerdote que pediu a execução de Jesus. Em alguns casos, eles encontraram evidências que confirmam eventos específicos, como o obelisco da época do rei israelita Jeú, representando-o em homenagem a Salmaneser, ou as flechas de bronze e ferro na base de uma antiga torre de Jerusalém deixada para trás na batalha entre os babilônios e os judeus em 586 a.C.

A questão mais controversa da arqueologia bíblica é a série de eventos conhecidos como Êxodo e Conquista - a fuga dos israelitas do Egito e sua conquista sob Josué das cidades dos cananeus. Se esses eventos aconteceram, eles se saíram bem há mais de três mil anos, tornando a tarefa de confirmá-los através da arqueologia um tanto assustadora. Quanto mais tempo se volta, mais esparsas são as evidências e mais difícil é interpretá-las e correlacioná-las cronologicamente com outras informações. Dadas essas limitações, é um pouco surpreendente saber que há evidências fora da Bíblia que dão pelo menos algum apoio ao Êxodo e à Conquista. O Papiro de Ipuwer, datado de 1200 anos antes de Cristo, descreve um período caótico na história egípcia em que os escravos estavam se rebelando contra seus senhores, o rio Nilo se transformou em sangue e a fome e a morte devastaram a terra. O trabalho arqueológico em Israel confirmou que várias cidades, incluindo Jericó, foram destruídas pelos conquistadores. A principal dificuldade que os estudiosos tiveram para correlacionar essas informações com o Antigo Testamento foi combinar a cronologia bíblica com a linha do tempo arqueológica. Se esse problema for resolvido - e várias propostas para fazê-lo estão em cima da mesa -, poderíamos estar olhando para uma confirmação espetacular dos eventos históricos mais importantes do Antigo Testamento. 

Os Evangelhos como Fontes Históricas

Os céticos nos séculos XIX e XX rejeitaram os Evangelhos como fábulas, lendas ou mitos, e durante grande parte desse período os estudos bíblicos pareciam representar pouca ameaça a tais visões. Recentemente, na década de 1970, a maioria dos estudiosos do Novo Testamento afirmou com confiança que os Evangelhos não eram “biografias” e, portanto, seus autores não pretendiam ser lidos como fontes de informações históricas sobre o que Jesus realmente ensinou e fez. Por esse raciocínio, parecia difícil defender as alegações dos evangelhos de que Jesus havia realizado milagres ou ressuscitado dentre os mortos.

Embora os céticos não tenham percebido, a imagem agora parece muito diferente nos estudos do Evangelho. Vários estudos, principalmente o estudioso britânico Richard Burridge, mostraram que os Evangelhos são biografias, embora escritos de acordo com os padrões ou o gênero das antigas biografias greco-romanas, não as biografias ocidentais modernas. Assim, por exemplo, o fato de os Evangelhos se concentrarem quase inteiramente nos últimos anos da vida de Jesus é consistente com as biografias greco-romanas, que geralmente são igualmente “desequilibradas” na ênfase em um período da vida de seus súditos.

A “busca pelo Jesus histórico” também deu uma guinada mais positiva nos últimos trinta anos, quando os estudiosos começaram a integrar seus estudos dos evangelhos a um entendimento mais rico da Galiléia e da Judéia do primeiro século. Algo próximo a um consenso surgiu sobre uma série de questões sobre Jesus, mesmo entre estudiosos que não vêem os Evangelhos como inspirados. Dúvidas sobre a existência histórica de Jesus foram relegadas às margens da pseudo-erudição. Atualmente, não há dúvida credível de que Jesus era um homem judeu da Galiléia, que ele foi batizado por João Batista no rio Jordão, que Jesus tinha um ministério itinerante em toda a área acompanhado por um grupo de seguidores íntimos e que ele era amplamente reputado pelo menos por ter realizado milagres de exorcismos e curas. Os historiadores não negam que Jesus foi preso durante a Páscoa, que autoridades judaicas e romanas estavam envolvidas e que Jesus morreu por crucificação, por ordem do governador romano Pôncio Pilatos. Muitos historiadores até reconhecem que o corpo de Jesus foi enterrado em uma tumba e que logo após Sua morte, seus seguidores tiveram experiências que sinceramente entenderam serem aparições de Jesus ressuscitado, vivo dentre os mortos.

Os Milagres e a Ressurreição de Jesus

Certamente, a questão central da confiabilidade bíblica é se Jesus Cristo é o Filho de Deus ressuscitado e sobrenatural, como proclamam os Evangelhos e o restante do Novo Testamento. Se Ele é, então o Cristianismo é verdadeiro, e a afirmação mais importante e surpreendente da Bíblia é verdadeira. Por outro lado, se Jesus não ressuscitou dos mortos, ou se simplesmente não temos motivos para pensar que Ele o fez, então um ponto de interrogação gigante paira sobre a Bíblia e a fé cristã.

Mais uma vez, a evidência nunca pareceu melhor. Durante a maior parte dos últimos dois séculos, céticos e humanistas puderam ignorar os milagres de Jesus, alegando que tais coisas simplesmente não acontecem. Tal desprezo parecia razoável para filósofos como David Hume e Immanuel Kant, em cuja cultura da Europa ocidental moderna a realidade dos milagres era principalmente uma questão de crença em relação aos milagres do passado. No entanto, como o Cristianismo se tornou uma religião global e, em particular, cresceu exponencialmente fora da Europa, e como historiadores e antropólogos estudaram milagres na história cristã em todo o mundo, tornou-se evidente que milagres como os realizados por Jesus não são meras curiosidades do passado. O estudo maciço de dois volumes de Craig Keener sobre milagres publicado em 2012 documenta literalmente milhares de relatórios de milagres ao longo da história e em todos os continentes. 

À luz dessa evidência, os historiadores devem dar uma nova olhada nas evidências da ressurreição de Jesus. Uma vez ultrapassados ​​os preconceitos contra os milagres em geral, as evidências da ressurreição se tornam convincentes. O fato de Jesus ter sido crucificado é historicamente tão certo quanto qualquer coisa dessa época. O fato de os seguidores de Jesus estarem convencidos, alguns dias depois, de que Ele havia ressuscitado da sepultura é um fato difícil reconhecido pela grande maioria dos estudiosos. Um ano depois, um fariseu chamado Saulo (Paulo) que se opôs ao movimento cristão testemunhou que Jesus havia aparecido para ele e o designou para pregar a mensagem cristã aos gentios - pessoas que Paulo considerava impuras. A melhor explicação para esses fatos é que Jesus realmente ressuscitou dos mortos.

A evidência para a confiabilidade da Bíblia nunca foi tão grande. Temos evidências surpreendentes de que Deus existe, que Ele interveio na história para se revelar aos judeus, e que Jesus Cristo morreu na cruz e ressuscitou da sepultura, vindicando a si mesmo como o Filho de Deus e confirmando a verdade da mensagem bíblica.


Traduzido por Fabricio Luís Lovato a partir de “THE BIBLE IS ABSOLUTELY RELIABLE” <http://www.lifeassuranceministries.org/proclamation/2012/2/bibleisabsolutel.html>.

Artigos Relacionados

Em que hora Jesus foi crucificado? Em que hora Jesus foi crucificado?
Uma alegação feita pelos críticos da Bíblia é a diferença que existe entre Marcos e João ao...
Os Evangelhos e o “Anonimato Protetor” Os Evangelhos e o “Anonimato Protetor”
Há muitos detalhes interessantes que chamam a atenção quando uma leitura comparativa entre os quatro...
Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento Jesus: O Centro das Promessas do Antigo Testamento
Jesus Cristo é o cumprimento das promessas e profecias do Antigo Testamento...
Jesus é uma cópia de divindades pagãs? Respondendo “Zeitgeist” Jesus é uma cópia de divindades pagãs? Respondendo “Zeitgeist”
Em 2007, o documentário “Zeitgeist: O Filme” popularizou a ideia, desenvolvida por estudiosos...

Envie suas perguntas