Bíblia Online

Referência Cruzada

Efésios 2:21

21 Nele, o edifício inteiro, bem ajustado, cresce para ser templo santo no Senhor,

1 Coríntios 3:16-17

16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o seu Espírito habita em vós?

17 Se alguém destruir o santuário de Deus, este o destruirá; pois o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.

Efésios 4:13-16

13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo;

14 para que não sejamos mais inconstantes como crianças, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela mentira dos homens, pela sua astúcia na invenção do erro;

15 pelo contrário, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

16 Nele o corpo inteiro, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a correta atuação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo no amor.

2 Coríntios 6:16

16 E que acordo tem o santuário de Deus com ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo, como ele disse: Habitarei neles e entre eles andarei; eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

Hebreus 3:3-4

3 Pois ele merece uma glória maior do que Moisés, assim como o construtor tem honra maior do que a casa.

4 Porque toda casa é construída por alguém, mas quem edifica todas as coisas é Deus.

1 Coríntios 3:9

9 Porque somos cooperadores de Deus, e dele sois lavoura e edifício.

Ezequiel 42:12

12 E à semelhança das portas das salas do lado sul era a porta no alto da passagem, isto é, da passagem bem em frente da parede, à direita de quem entra.

Ezequiel 40:1-42

1 No início do vigésimo quinto ano do nosso cativeiro, no décimo dia do mês, no décimo quarto ano depois que a cidade foi conquistada, naquele mesmo dia a mão do SENHOR veio sobre mim

2 e me levou em visões de Deus à terra de Israel; e me pôs sobre um monte muito alto, sobre o qual havia um edifício semelhante a uma cidade no lado sul.

3 Levou-me para lá, onde vi um homem cuja aparência era como a do bronze; tinha na mão uma corda de linho e uma vara de medir; e ele estava em pé na porta.

4 E o homem me disse: Filho do homem, vê com os olhos, ouve com os ouvidos e guarda no coração tudo quanto eu te mostrar, pois foste trazido aqui para que eu te mostre isso. Anuncia à casa de Israel tudo quanto vires.

5 Havia um muro ao redor do templo, do lado de fora, e na mão do homem, uma vara de medir de seis côvados de comprimento, tendo cada côvado quadro dedos a mais; ele mediu o edifício, que tinha uma vara de largura e uma de altura.

6 Então ele veio à porta oriental e subiu pelos seus degraus; mediu a soleira da porta, que tinha uma vara de largura, e a outra soleira, uma vara de largura.

7 Cada sala tinha uma vara de comprimento e uma de largura; e o espaço entre as salas era de cinco côvados; e a soleira da porta, junto ao pórtico, em direção ao templo, tinha uma vara.

8 Ele também mediu o pórtico, em direção ao templo, que tinha uma vara.

9 Então mediu o pórtico, que era de oito côvados, e os seus pilares, dois côvados; e o pórtico estava na direção do templo.

10 A porta oriental possuía três salas de cada lado; as três tinham a mesma medida; os pilares dos dois lados também tinham a mesma medida.

11 Ele mediu a largura da entrada da porta, que era de dez côvados; e o comprimento da porta, treze côvados.

12 Em frente de cada sala havia um espaço de um côvado, o espaço do outro lado também era de um côvado; e cada câmara tinha seis côvados de um lado e seis côvados do outro.

13 Então mediu a porta, desde o teto de uma sala até o de outra; a largura de uma porta à outra do lado oposto era de vinte e cinco côvados.

14 Mediu também os pilares, sessenta côvados; e o pátio se estendia até os pilares em redor da porta.

15 A distância da entrada da porta até o extremo do pórtico da porta interior era de cinquenta côvados.

16 Havia também janelas na direção das salas e dos pilares, ao redor, dentro da entrada, e do mesmo modo no pórtico; e as janelas rodeavam a parte de dentro; e havia palmeiras nos pilares.

17 Então ele me levou ao pátio, e dali eu vi salas e um pavimento ao redor do pátio; havia trinta salas naquele pavimento.

18 O pavimento, isto é, o pavimento inferior, corria junto às portas segundo o comprimento delas.

19 Em seguida, ele mediu a largura desde a dianteira da porta inferior até a dianteira do pátio interior, por fora, cem côvados, tanto do lado oriental como do lado norte.

20 Ele mediu também o comprimento e a largura da porta do lado norte, no pátio exterior.

21 Havia três salas de cada lado; seus pilares e seus pórticos eram de cinquenta côvados de comprimento e vinte e cinco côvados de largura, a mesma medida da primeira porta.

22 Suas janelas, seu pórtico e suas palmeiras eram da medida da porta do lado oriental; para chegar a ela, subiam-se sete degraus; o seu pórtico ficava do lado oposto.

23 Havia uma porta do pátio interior defronte da outra porta tanto do norte como do oriente; a distância entre uma porta e outra era de cem côvados.

24 Então ele me levou para o lado sul; e vi ali uma porta voltada para o sul, cujos pilares e pórtico tinham as mesmas medidas que as outras portas.

25 Havia também janelas em redor do seu pórtico, como as outras janelas; tinham cinquenta côvados de comprimento e vinte e cinco de largura.

26 Para chegar a ela, subiam-se sete degraus, estando o pórtico do lado oposto; e havia palmeiras, uma de cada lado dos seus pilares.

27 Também havia uma porta para o pátio interior, voltada para o sul, cuja distância da outra porta era de cem côvados.

28 Então me levou ao pátio interior pela porta do sul; e essa porta tinha a mesma medida das outras.

29 As suas salas, os seus pilares e o seu pórtico tinham as mesmas medidas dos outros; e havia janelas ao redor de seu pórtico, medindo cinquenta côvados de comprimento e vinte e cinco de largura.

30 O pórtico em redor media vinte e cinco côvados de comprimento e cinco de largura.

31 Seu pórtico era voltado para o pátio; e havia palmeiras nos seus pilares; para chegar a ele subiam-se oito degraus.

32 Depois me levou ao pátio interior, voltado para o oriente; a porta tinha a mesma medida que as anteriores;

33 suas salas, seus pilares e o seu pórtico também tinham as mesmas medidas; havia janelas ao redor do seu pórtico, medindo cinquenta côvados de comprimento e vinte e cinco de largura.

34 O seu pórtico dava para o pátio; também havia palmeiras em cada lado de seus pilares e para chegar a ele subiam-se oito degraus.

35 Então me levou à porta do norte, que tinha as mesmas medidas das anteriores.

36 E suas salas, seus pilares e o seu pórtico; também tinha janelas em redor; o comprimento era de cinquenta côvados, e a largura de vinte e cinco côvados.

37 O seu pórtico dava para o pátio; também havia palmeiras em cada lado dos seus pilares; e para se chegar a ele subiam-se oito degraus.

38 Havia uma sala com a sua entrada junto aos pilares, perto das portas; aí se lavava o holocausto.

39 No pórtico da porta havia duas mesas de cada lado, onde se imolavam o holocausto, a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa.

40 Também havia duas mesas de um lado da parte externa, junto à escada para a entrada da porta do norte, e duas mesas do outro lado do pórtico da porta.

41 Havia quatro mesas de cada lado, junto à porta; oito mesas, sobre as quais se imolavam os sacrifícios.

42 E havia quatro mesas de pedras lavradas para o holocausto, medindo um côvado e meio de comprimento, um côvado e meio de largura e um côvado de altura. Sobre elas eram colocados os instrumentos com que se imolavam o holocausto e o sacrifício.

Salmos 93:5

5 Teus testemunhos são extremamente fiéis, a santidade convém à tua casa, SENHOR, para sempre.

1 Reis 6:7

7 As pedras para a edificação do templo eram lavradas na pedreira, de modo que não se ouviu barulho de martelo, nem de machado, nem de qualquer outro instrumento de ferro no templo, durante a construção.

Êxodo 26:1-37

1 Farás o tabernáculo com dez cortinas de linho fino torcido e tecido azul, púrpura e carmesim, com querubins bordados nelas.

2 O comprimento de cada cortina será de vinte e oito côvados, e a largura, de quatro côvados; todas as cortinas terão a mesma medida.

3 Cinco cortinas serão enlaçadas umas às outras; as outras cinco serão enlaçadas da mesma maneira.

4 Farás laçadas de tecido azul na orla da última cortina do primeiro grupo; assim também farás na orla da primeira cortina do segundo grupo.

5 Serão cinquenta laçadas na orla de uma cortina e cinquenta laçadas na orla da outra; as laçadas serão opostas umas às outras.

6 Farás cinquenta colchetes de ouro e com eles prenderás as cortinas uma à outra; assim, o tabernáculo será um todo.

7 Farás também cortinas de pelos de cabras para servirem de tenda sobre o tabernáculo; farás onze cortinas assim.

8 O comprimento de cada cortina será de trinta côvados, e a largura, de quatro côvados; as onze cortinas terão a mesma medida.

9 Reunirás cinco cortinas em um grupo e as outras seis em outro grupo; e dobrarás a sexta cortina na frente da tenda.

10 Farás cinquenta laçadas na orla da última cortina do primeiro grupo, e outras cinquenta laçadas na orla da primeira cortina do segundo grupo.

11 Farás também cinquenta colchetes de bronze e introduzirás os colchetes nas laçadas. Assim unirás a tenda para que forme um todo.

12 E o que sobrar das cortinas da tenda, a saber, a meia cortina que sobrar, será pendurado nos fundos do tabernáculo.

13 E o côvado que sobrar nos dois lados, no comprimento das cortinas da tenda, será pendurado nos dois lados do tabernáculo para cobri-lo.

14 Farás também para a tenda uma cobertura de peles de carneiro tingidas de vermelho e, por cima desta, uma cobertura de peles de animais marinhos.

15 Farás também as tábuas do tabernáculo de madeira de acácia, que serão colocadas verticalmente.

16 O comprimento de cada tábua será de dez côvados, e a sua largura, de um côvado e meio.

17 Cada tábua terá dois encaixes justapostos. Assim farás com todas as tábuas do tabernáculo.

18 Ao fazer as tábuas do tabernáculo, farás vinte delas para o lado sul.

19 Farás também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de cada uma das tábuas, para os dois encaixes.

20 Também farás vinte tábuas para o lado norte do tabernáculo,

21 com suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de cada uma das tábuas.

22 E farás seis tábuas voltadas para o fundo, o lado ocidental do tabernáculo.

23 Farás também duas tábuas para os cantos do fundo do tabernáculo.

24 Por baixo serão duplas, estendendo-se inteiras do mesmo modo até a primeira argola em cima; assim serão as duas tábuas dos cantos.

25 Haverá oito tábuas com suas dezesseis bases de prata, duas bases debaixo de cada uma das tábuas.

26 Farás também travessões de madeira de acácia; cinco para as tábuas de um lado do tabernáculo,

27 cinco para as tábuas do outro lado e cinco para o fundo do tabernáculo, no lado ocidental.

28 O travessão central passará entre as tábuas, de uma extremidade à outra.

29 Revestirás de ouro as tábuas, e de ouro farás as suas argolas, por onde passarão os travessões, que também serão revestidos de ouro.

30 Então levantarás o tabernáculo conforme o modelo que te foi mostrado no monte.

31 Farás também um véu de tecido azul, púrpura e carmesim, de linho fino torcido, com querubins bordados nele,

32 e o suspenderás sobre quatro colunas de madeira de acácia, revestidas de ouro, com colchetes de ouro, sobre quatro bases de prata.

33 Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e levarás a arca do testemunho para dentro do véu. Este véu fará separação entre o lugar santo e o lugar santíssimo.

34 Porás o propiciatório sobre a arca do testemunho no lugar santíssimo.

35 Colocarás a mesa do lado de fora do véu, e o candelabro, em frente à mesa, para o lado sul do tabernáculo; a mesa ficará no lado norte.

36 Farás para a entrada da tenda uma cortina de tecido azul, púrpura e carmesim, de linho fino torcido, obra de bordador.

37 Farás para a cortina cinco colunas de madeira de acácia revestidas de ouro e com ganchos também de ouro; e fundirás para elas cinco bases de bronze.